quinta-feira, 28 de junho de 2012

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

Durante a Eco 92 fiquei cheia de esperanças de que o mundo seria melhor. Qual nada, só tenho acompanhado a  destruição da natureza. Com tristeza acompanho a lagoa de Jacarepaguá tendo suas margens destruidas pela ganancia do setor imobiliario. Caminhões saem carregados de plantas que são queimadas para que ninguem saiba do crime ambiental, são plantas protegidas por leis. As capivaras caem em armadilhas crueis. Amargem da lagoa é desmatada para construção de quadras deesportes. A Transcarioca aterra a margem da lagoa na Av. Embaixador Abelardo Bueno, sem respeito pelos animais que ali viviam. Em uma reunião Pública o INEA e a prefeitura garatiram que seria feito o cadastro das plantas e dos animais, porem nunca vieram ao local. Temos outros crimes na mesma avenida, para construção do polo Empresarial, lá são aterrados cobras sucurís, jacarés de papo amarelo, tatús e outros animais, quando eles saem correndo para rua, são atropelados. Esta destruição da natureza, faz parte do Desenvolvimento Sustentavel?
                                                                                
                                                                                  Foto do mangue sendo derrubado


foto da margem da lagoa antes do aterro
foto do aterro, (semitério das plantas e dos animais)

2 comentários:

Lívia Buxbaum disse...

Vinte anos depois... sim, desenvolvimento sustentável é estar na "economia verde". O capital circula em função do discurso de preservação ambiental e sustentabilidade, e da prática camuflada de degradação, desperdício e violação dos direitos humanos. É,Zélia, é mesmo decepcionante ver essa inversão de valores e perceber que hoje os desafios são ainda maiores. Mas o mundo carece que renovemos nossas esperanças urgentemente! Inquietações, denúncias, protestos, revindicações e muita mobilização fazem total diferença! Eis o que estamos fazendo.

Paula Fernandes disse...

Estou acabando de fazer Pós Graduação em Engenharia Ambiental e meu tema para a Monografia é exatamente sobre a conservação dos manguezais, especialmente esses que percorrem, ou percorriam o canal de marapendi, na construção da Transcarioca. Venho tentando fazer contato com entidades civis que tenham participado de discussões ou de alguma forma tenham resistido aos impactos causados a esse bioma na construção dessa via expressa. Tenho tido muita dificuldade e chegando até aqui gostaria muito de ter um contato com vcs.
Qualquer informação ou orientação para mim será de muita importancia. Aguardo ansiosamente por um contato.
aneissolares1@gmail.com
Meu nome é Paula Fernandes, sou Socióloga e faço pós em EA, desde já agradeço